Prezad@s colegas enfermeir@s,

É com muito prazer que disponibilizamos os documentos criados por uma força tarefa empreendida por todos os participantes da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem – RePPE.

Foram desenvolvidos quatro documentos constituídos pelos elementos da prática de enfermagem (Diagnósticos, Resultados e Intervenções), baseados em sistemas padronizados de linguagem diagnóstica e direcionados a enfermeiros e gestores dos serviços de enfermagem.

O documento intitulado “Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para atendimento à comunidade na pandemia da COVID-19” foi desenvolvido para ser implementado junto à comunidade de atuação dos enfermeiros. Os documentos instituídos “Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para pacientes com suspeita da COVID-19” e “Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para atendimento aos pacientes com COVID-19 em estado crítico durante a pandemia” foram pensados para serem implementados no ambiente hospitalar junto a pacientes com suspeita clínica ou com confirmação da COVID-19 e para pacientes críticos. O documento “Diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para proteção dos profissionais de saúde” foi desenvolvido para que os gestores dos serviços de enfermagem possam acompanhar a saúde dos trabalhadores que compõem a equipe de enfermagem. E o documento “Diagnósticos, Resultados e intervenções de Enfermagem para Idosos Residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com suspeita ou com casos confirmados da COVID-19” foi desenvolvido para enfermeiros os cenários de práticas de cuidados de longo prazo com idosos.

Instituições prestadoras de serviços de saúde podem implementar os documentos, sempre respeitando o direito de autoria da RePPE. Estamos abertas a novas sugestões para modificações que venham dos serviços para refinamento dos documentos. Estas modificações devem ser enviadas para o endereço eletrônico da RePPE (reppe.rede@gmail.com).

Estes são os primeiros frutos de um trabalho em rede que norteará o uso dos elementos da prática de enfermagem na assistência ao paciente e a comunidade em pandemia de COVID-19, além da gerência do serviço de enfermagem para proteção dos profissionais. A RePPE está junto à comunidade de enfermagem, neste momento de pandemia, para valorizar o papel dos enfermeiros que estão trabalhando na linha de frente da assistência.

Para ter acesso livre a estes materiais basta se cadastrar em nosso site e acessá-los na página download.

Em nome da RePPE, agradecemos pelo interesse e esperamos que o material seja de grande utilidade para todos.

Profa. Dra. Alba Lúcia Bottura Leite de Barros (Coordenadora)

Profa. Dra. Rosimere Ferreira Santana (Vice-coordenadora)

Profa. Dra. Viviane Martins da Silva (Secretária)

.