Nota de Pesar
Os colegas pesquisadores da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE) lamentam o falecimento da Grande Enfermeira, Professora e Pesquisadora Maria Miriam Lima da Nóbrega. Membra Fundadora dessa Rede de Pesquisa desde o ano de 2019 vislumbrou, fomentou e construiu um legado nobre em prol do desenvolvimento da Enfermagem no Brasil com o aperfeiçoamento teórico científico e prático da Profissão que escolheu abraçar.
Essa grande mulher foi e sempre será para todos nós sinônimos de humildade, cordialidade, conhecimento, simplicidade, excelência e sabedoria. Encantava a todos que eram acolhidos, que buscavam sentir e saborear sua fonte inesgotável de conhecimento com grande maestria. Foi professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), membra e diretora da Associação Brasileira de Enfermagem buscando impulsionar o conhecimento da Enfermagem enquanto profissão, disciplina e ciência nas áreas de Teorias, Processo de Enfermagem e Elementos da Prática de Enfermagem com os sistemas de classificação de linguagem estruturada em Enfermagem. Sua história inicia nessa área com estudos e tradução da Taxonomia da NANDA-I e nos últimos 30 anos com a Classificação Internacional da Prática Profissional (CIPE|). Ainda, foi durante anos Membro do Comitê de Assessoramento de Enfermagem no CNPq (CA-CNPq) ajudando a direcionar e impulsionar a pesquisa na área da Enfermagem.
Neste momento de luto, a REPPE manifesta sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho bem como agradece sua profunda contribuição e legado de vida da Profa Dra Maria Miriam Lima da Nóbrega pelo seu exemplo para todos nós e defesa de uma profissão humana e científica. Muito obrigado por tudo aquilo que foi e será para todos da REPPE.
Seus colegas da RePPE.